quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O FOGO QUE NA BRANDA CERA ARDIA


O FOGO QUE NA BRANDA CERA ARDIA

L. V. de Camões




O fogo que na branda cera ardia,


Vendo o rosto gentil que eu na alma vejo,


Se acendeu de outro fogo do desejo,


Por alcançar a luz que vence o dia.



Como de dous ardores se incendia,


Da grande impaciência fez despejo,


E, remetendo com furor sobejo,


Vos foi beijar na parte onde se via.



Ditosa aquela flama, que se atreve


A apagar seus ardores e tormentos


Na vista de que o mundo tremer deve!



Namoram-se, Senhora, os Elementos


De vós, e queima o fogo aquela neve


Que queima corações e pensamentos.








19 comentários:

Sereia disse...

Boa tarde amiga...
Mas esse blog é showwwwwwwwwwwwwwwww.
Um beijo grande.

Majoli disse...

Chegando de novo...rs.
O que dizer de tanta doçura que cá tem?
Simplesmente é tudo pura alma e coração.

Amo essa melodia de Celine Dion...que delícia.

Beijos minha querida amiga.

Daniel Costa disse...

Renata

Postar Comões é dar provas de apreço por um dos maiores poetas das poetas da nossa língua. Tanto mais que, sem se conhecer a fundo, se põe a sua poesia de parte, o me parece de todo errado.
Porém prendeu-me muito o esmero posto na segunda foto ilustrativa: um vermelho muito vivo esvoaçante, a beleza!
Parabéns!
Beijos
Daniel

Vivian disse...

..."Tanto de meu estado me acho incerto

Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém porque
assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.

Luís de Camões

Smacksssssssss, amore!

Andréia A disse...

Lindo e abençoado dia para vc tambem doce Renata !!
bjs

Marta disse...

Quem melhor poderia falar sobre nós??
Dedicar-nos poemas tão intensos???
Adorei a escolha, Renata - Imagens e video...
Obrigada
Beijos e abraços
Marta

HSLO disse...

Linda; Ficou ótimo o post.


abraços

Hugo

se7e/5 disse...

Breve nota justificativa.
Alguém fez um comentário no blog do se7e/5.
Esta é a resposta para todos os “suspeitos”.

Ora muito bem
Deixou-me de boca aberta com sua expressão “capacidade cognitiva”!... Sabe que a psicologia não é para todas as cabecinhas onde os processos mentais se desenvolvem por impulsos arritmados e, como tal, dependentes de raciocínios condicionados. A criatividade é posta em causa, em factor de ciência comparativa, quando se verifica uma subjugação, mais ou menos violenta, entre a percepção lúcida e a cortina cognitiva que uma mente pouco clara consegue compreender como capacidade em si mesmo. Os processos mentais são sempre abordados, no seu caso, na condição de um distúrbio pouco claro e perceptível do objectivo que não compreende, nem sua capacidade lhe permite tal compreensão de entendimento, prematuro, que lhe faculte a próxima permissão de acesso a algo mais complexo ou simples. Simplesmente não compreende os princípios do processamento de informação em que o cérebro empreende um encadeamento onde a entrada é apenas o início de toda uma computação que levará a uma saída que representa uma resposta. Não vou falar-lhe de psicologia social, do desenvolvimento, patológica ou da simples formação da personalidade, porque isso derreteria seus pobres e aflitivos escassos pares de neurónios. Solitários. Por outro lado, estando eu à espera de uma resposta de baixíssimo nível intelectual e literário, você desiludiu o se7e/5, porque perdeu muito tempo para nada dizer que satisfizesse meus leitores e, quem sabe, seus leitores. Tome atenção num pequeno detalhe em que o princípio lógico lhe pôs à disposição a razão, mas que seu pensamento pouco conhecimento pouco se manifestou ao denunciar uma pobreza tão flagrante de processos matematicamente tão básicos quanto 1+1 ser igual 0 a2. Até poderia ser 3, no entanto, tal razão ilógica não provocaria qualquer dano em seu raciocínio. Entendeu? Espero que sim. Porque eu gosto é de foder esperteza de algibeira e coirões avulso. Ainda não compreendeu? Bem isso já é um caso grave de OLIGOFRENIA e, nesse caso, deve recorrer para a UNICEF onde alguns organismos internacionais recomendam a utilização de termos como PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS em vez das vulgares expressões como IDIOTA, IMBECIL, CRETINO, BURRO (que me desculpem os burros-animais) ou RETARDADO SOCIAL.
Quanto ao seu desespero sexual, estou aqui é para ser fodido de todas as maneiras imagináveis e as que você não consegue imaginar. Na verdade, meu pilauzito é minúsculo e você iria sentir qualquer satisfação com ele enfiado onde mais desejasse. Mas, sempre podia lamber este pequeno grêlo na crista de minha pitareca rançosa.
Por último, apreciei esse trabalho a quatro mãos, mas como foi uma manifestação rasca de pura merda literária, o que me desiludiu, presumo que sentou sua bunda no teclado e esperou que o troço saísse. Mas não completamente deixando-o ficar entalado, a meio, para que pudesse teclar este seu comentário, como se o fizesse com um dedo só! Apreciei o esforço porque tenho um estômago forte. Entendeu?
Saiba que todos os “suspeitos” receberão este mail em suas caixas de comentários mas, para além de mim, você é o único culpado. Se o vão publicar? Tou nem aí. Apenas o vão ler e só depois revelarei sua identidade.

Boa sorte

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Beijos, minha querida!
Renata

MISCELÂNIA RIFF disse...

Vc. que é D+ escreve maravilhosamente bem, não consigo mais deixar de passar por aki. E sem contar o visual q. é muito lindo. Engraçado que hoje assisti um especial da Celine Dion, sou apaixonada por ela... Canta maravilhosamente bem. Grande escolha. Parabéns. Eu sou assim mesmo... escrevo o que vem na minha cabeça principalmente qdo tenho surtos psicóticos repentinos....kkkk. Bjitos e obrigada. Tem orkut?
Meu é Riff & Goulart ( ariff@dorio.com.br) ou MSN:andreiariff@hotmail.com

Mariazita disse...

Oi, Rê
Que surpresa boa!
Luis de Camões, o poeta que me ensinou a amar a poesia!
A poesia dele é maravilhosa. Eu adoro!
Obrigada por tê-lo trazido aqui.

Amiga, achei muita graça vc dizer que não quer que a Anita acabe.
Vc sabe que, neste mundo, tudo tem um fim?
Eternidade é só "do outro lado", minha querida :)
O fim da Anita está se aproximando, não podia durar sempre...

Desejo uma noite feliz.

Beijinhos
Mariazita

Graça disse...

Querida Renata,

Camões nunca cansa... é a verdadeira poesia intemporal [toda devia ser... vou procurar Safo, que estava por aqui, de manhã].


Beijo imenso de carinho.

Um boa noite para si.

MISCELÂNIA RIFF disse...

Sim. Já fui lá e virei seguidora... Desnecessário dizer que adorei. Quase furtei uma foto...assim na mão grande. kkk. Meu e-mail é ariff@dorio.com.br ou ariff@oi.com.br. Bjitos.

Manuela disse...

Renata ,você fez um lindo post, adorei a imagem do vestido vermelho.
Parabéns amiga.
Gostei muito.

Beijinhos

Manuela

Luciana disse...

Oi Rê tudo bem contigo?

Comigo as coisas estão na mesma.

Bela postagem e a musica da Celine Dion é tudo

Bjs

Bandys disse...

Renata,
Tudo lindo por aqui.
As imagens estão shoowwww.

Vamos sorrir sem medo de mostrar ao mundo que somos felizes porque não há pecado algum em saber aproveitar os presentes
Que Deus nos dá todos os dias.
Vamos simplesmente
Viver!!!


Beijos

cristinasiqueira disse...

Oi Renata querida,

Grande Camões a nos incitar em rimas.
Êle não poderia jamais supor que seus versos iriam passear por este teu espaço produzido com brilho e amor.

Tudo belo.

beijos,

Cris

Auíri Au disse...

Imagens lindas...
Dizem tudo...
beijos

Everson Russo disse...

Bom dia meu anjo de raios de sol e de luar, sempre bom falar de amor, falar de intensidade dele e trazer essa paz que só seus olhos tem...um beijo minha linda, que seu dia seja de muito carinho e muito amor....


p.s.percebo aqui no seu blog que o idiota passou tambem, apague essa mensagem do 7 sei la o que, ele ta passando e deixando toda essa besteira pra todo lado...ja fiz reclamação contra ele....beijos