sábado, 26 de dezembro de 2009

O QUE EU ADORO EM TI



O QUE EU ADORO EM TI

 
O que eu adoro em ti
Não é tua beleza
A beleza é em nós que existe
A beleza é um conceito
E a beleza é triste
Não é triste em si
Mas pelo que há nela
De fragilidade e incerteza

O que eu adoro em ti
Não é a tua inteligência
Mas é o espírito sutil
Tão ágil e tão luminoso
Ave solta no céu matinal da montanha
Nem é tua ciência
Do coração dos homens e das coisas

O que eu adoro em ti
Não é a tua graça musical
Sucessiva e renovada a cada momento
Graça aérea como teu próprio momento
Graça que perturba e que satisfaz

O que eu adoro em ti
Não é a mãe que já perdi
E nem meu pai
O que eu adoro em tua natureza
Não é o profundo instinto matinal
Em teu flanco aberto como uma ferida
Nem a tua pureza. Nem a tua impureza

O que adoro em ti
 lastima-me e consola-me
O que eu adoro em ti
 é A VIDA !!!

(Madrigal Melancólico, Manuel Bandeira)

20 comentários:

renato disse...

Do Rê para a Rê!

É muito belo este poema, porém "carregado" de subjectividade pelas dicotomias existentes nas suas palavras!

Um beijinho,

Renato

Isa disse...

O seu blog está cada vez mais bonito!
A sua sensibilidade,bom gosto,tudo o q.faz ou escolhe,encantam os Amigos q. a visitam.
Beijo.
isa.

prosasdeoutono disse...

Olá Rê,

nada é mais belo e mais importante que a vida, que os momentos felizes vividos em cada minuto, que ver nascer o sol, ou uma noite de luar...e o que é isto senão VIDA? - gostei do poema

Beijinhos e BOM FIM DE SEMANA
Alex

Vivian disse...

...o que eu adoro em tí
é essa tua sensibilidade
em escolher o belo que
reside na alma dos grandes
poetas.

parabéns pelo sempre
bom gosto a nos presentear.

beijo, lindeza!

Daniel Costa disse...

Renata

Um belo madrigal, como todos os poemas que tenho lido de Manuel Bandeira. Realmente, nós é que vemos beleza no que amamos. Há também um tipo de singeleza interior, que se pode fazer notar a quem muito deseja amar.
Beijos
Daniel

فشكووول disse...

اهلا ريناتا
اشكرك جدا على زيارتك والتعليق فى فشكول
صديقه عزيزه

كلماتك دائما طيبه وشعورك رائع واحساسك عذب
ايضا اشكرك للترجمه الى العربيه ولكن لا داعى لأن ترهقى نفسك فى الترجمه فانا استخدم جوجل

كتبت لك هذا التعليق بالعربيه وساترجمه لك بالبرتغاليه

تحياتى

فشكووول disse...

Oi Renata
Muito obrigado pela sua visita e comentário no Fashkul
Caro amigo

Seu Ahsask sempre bem e se sentir maravilhosa e torturado
Obrigado também se traduzir em árabe, mas não têm a Atraqy-se na tradução, eu uso o Google

Você escreveu este comentário em árabe e em Português Satrgmeh você

Saudações

Majoli disse...

Oi minha linda, tudo bem?
Vim te ler e desejar uma noite de sábado maravilhosa.
Beijos meus no teu coração.

Sereia disse...

Muito obrigado amiga pelo soneto...
Sua postagem está simplesmente maravilhoooooooooosa.
Parabéns por nos postar textos tão lindos.
Um beijo grande.
Esse teu blog é simplesmente fantástico.

Graça disse...

Quando se adora a Vida é tudo tão mais fácil :)). Bela escolha, a sua, minha querida amiga.

Espero que o seu Natal tenha sido adorável, também... e agora, em contagem decrescente até ao Novo Ano... só o meu carinho não decresce :)).

Beijo de carinho, querida Renata.

[acabei de chegar do cinema, fui ver Sherlock Holmes... gostei imenso... a música, então, espectacular]

Manuela disse...

Olá amiga, desculpe ainda não a ter visitado a agradecer os votos e comentários, andei o dia todo ocupada em casa com a familia, e agora estou ocupada com esta novidade que me veio ao pensamento hoje:
Veja: http://ostachos.blogspot.com/
Beijinhos
Bom Domingo
MAnuela

BANDEIRAS disse...

Rê, vc está linda no perfil...

Amo vir aqui, sempre encontro poesias e textos reflexivos, além de lindos e bem escritos.

VIVER, é tudo
VIDA é o começo e o fim de tudo.

E viva a vida !

Beijos no coração, amiga maravilhosa.
Estava c/ saudades...

Estela disse...

Lindo poema, carregado de sensibilidades e sutilezas, bem próprio do autor.
Bjs.

Rafael Castellar das Neves disse...

Sempre bom retornar aqui...sempre coisas boas aguardando...

Beijos, Rê..

Sereia disse...

Bom dia!!!
Se chovesse felicidade eu te desejaria uma tempestade.
Feliz Ano Novo.

Tatiana disse...

Um lindíssimo poema!

São pessoas como você que fazem com que o meu blog ainda exista.

Obrigada por seu carinho em 2010!

Que no próximo ano nosso laço de amizade seja ainda mais forte.

Um beijo carinhoso

Val Du disse...

Minha querida.

A vida é alegria!

Que 2010 seja maravilhoso p/ você.

Que possamos fortalecer os nossos laços de amizade.

Beijos.

Everson Russo disse...

Sabe o que eu adoro em ti? Desde o primeiro dia em que nos visitamos, o seu carinho, seus sentimentos, sua poesia, sua alma, seu sorriso, seus olhinhos que as vezes parecem tristes, mas brilham tanto, adoro em ti essa amizade, essa atenção, essa sua sinceridade...adoro em ti o Eu e daí?///rs...rs....adoro em ti tudo....beijos minha linda menina e uma semana cheia de carinho pra ti....e me permita estar ao seu lado no ano qeu se aproxima.

Mariazita disse...

Rê, querida
Manuel Bandeira, de quem tanto gosto, define muito bem tudo o que adora, e que resume numa palavra - "vida".
O que eu adoro em você... é segredo :)
Vou dizer apenas UMA das várias coisas: sua amizade sempre presente.
Obrigada por ela (amizade).

Mil beijos com todo o meu carinho.
Mariazita

PS - A Anita foi uma mulher extraordinária, com muito valor, digna de toda a minha admiração.

Andre Martin disse...

Em ti, ti-ti-ti...
Em nós, NOSSA!

E adorei a loira do espelho!

Comentários à parte,
espeto que esteja passando
Boas Festas
e tenha um
FELIZ 2010!!!