sábado, 20 de março de 2010

VERDADE OU MEIA VERDADE**********************


VERDADE OU MEIA VERDADE***********************
C. Drummond de Andrade
Ps: Há um adendo, que não é Drummond *
Isto é um post!
Ninguém se diz detentor da verdade. Pois *verdade* é um conceito muito discutível.
Vou repetir algo: agradeço muito aos cerca de 100 votos de parabéns pelas minhas primaveras. Perguntaram-me como foi a *festa* e já lhes respondi, às vezes por 2 vezes, que abusei e agora eu tenho de me cuidar. Culpa minha, só.
Por isso, este post fica aqui não sei até quando.  
Se quem lhes fala está magoada? Não, apenas um pouco cansadinha
de rodar perfil. Azar dela* 
Beijos*********
***
A porta da verdade estava aberta,

mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta.
Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar.
Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
****
"Verdade ou meia verdade, cada um escolha a sua. Com a consciência de que as conseqüências, essas, as que chegam sempre (quando se levanta o véu), nunca são pela metade."
Não é Drummond

35 COMENTÁRIOS:

Hod disse...

Sei que Verdades não existem, que dirá meias verdades. Gosto de Drumond. Grato por sua visita e os gentis sentimentos que expressas. Beijo pra vc. com muitas bençãos. Hod.

Lou a esquizoffrenica disse...

meia verdade é meia mentira ou a mentira é apenas uma das vertentes das verdades que queremos inventar ? Boa dia renata, um dia de luz...

Daniel Costa disse...

Renata Verdade, inevitalvemente um excelente poema de Carlos Drummond de Andrade. Desta vez vou deixar a minha interpretação: Para tentar encontrar a verdade é forçoso ouvir as duas partes do possivel conflito. Deduzo do poema! Beijos Daniel

rosa-branca disse...

Olá querida Rê, adorei o seu poema em flor. É lindo. É amiga as verdades doem muito... marcam-nos dilaceram-nos a alma, mas a verdade também, é que, não se pode viver de meias verdades. Quem vive de meias verdades ou não as quer ver ou não se conhece a si próprio. Portanto vivindo de meias verdades vê só o que mais lhe agrada. Beijos minha doçura e que tenha um lindo dia também As verdades são tão duras P'ra se dizerem e o pior Só entram em almas puras Destroem assim ternuras E deixam máguas maiores. Beijos muitos querida.

Delirius disse...

Venho te dizer Bom Dia, Rê. E que teu dia seja lindo, feliz e com muitas verdades. Eu gosto muito de Drummond de Andrade, mas não concordo com ele, totalmente. Existe gente com verdade, sim! Será raro, mas existe sim. E também existe quem não tenha nem metade! Aqui Primavera aí Outono! Você nasceu com o Outono. Feliz Outono, querida. Di******* (hummm... gosto deste nome que você me deu ;))

Guy Rodrigues e Mariane disse...

Oi passei para saudar. o seu blog esta sempre fixe mana! Beijos

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Bom dia. Você foi muito feliz na escolha. ficou cada um, vendo as coisas conforme sua miopia,suas viseiras, seus tapa-olhos e assim todos vivendo sob meias verdades. Pena,né? Já li assim: "Não devemos ser donos da verdade. Mas servos dela". Parabéns. Bom ler algo assi m de manhã, obrigado por isso. Beijos

José disse...

Olá querida Renata. Agradece sinceramente quando me vás visitar pena é eu não ter tempo de sempre por aqui passar Verdades ou meias verdades ou mentiras completas são meras realidades verdades são mais certas Os teus olhos mulher linda para quem neles souber ler dizem mais coisas ainda do que tu sabes dizer Um beijinho grande, José.

Mariazita disse...

Só não dou bronca porque...porque...porque gosto muito de vc, viu, menina sapeca? Não tomar o remédio? Isso é lá coisa que se faça??? Por esta vez escapa, mas na próxima se prepara para levar uma palmadinha no rabiote! Sou fã de Drummond, e esta "Verdade ou meia verdade" está espectacular! Não conhecia, apesar de conhecer bastante, e até ter gravado muitas coisas dele. Obrigada, querida, por ter me dado a conhecer. Beijinhos, e juizinho, viu? Mariazita

Ju Fuzetto disse...

Flor!!! Bom dia!! A mentira é uma meia verdade inventada!!! Tenha um belo dia!!! Beijinhossssssssssssss

Por toda minha Vida disse...

Renata minha querida. Fiz aquele post sem querer dizer-te como sentir a vida, eu vejo e sinto a vida assim, tenho minha visão contudo preferia não ter a audição pois ouço coisas que realmente preferia não ter escutado. Tirei seu nome do post e peço desculpa se fui grosseira ou desgradável. Tenha um dia de alegrias. Renata

Everson Russo disse...

Verdades são sempre verdades,,nunca meia verdades,,,senão não são...rs...eu penso assim,,,,mas vamos vivendo e fazendo nossas proprias verades,,,mas o poeta tem todo o direito de ver o mundo a sua maneira...um beijo querida e uma linda quarta feira.

Marta disse...

Um poema interessante que não conhecia e concordo com o Daniel - para se saber a verdade, temos que ouvir os 2 lados... Não somos donos da verdade, alguém dizia....mas devemos fazer as pazes e viver com ela.... Bom dia, Renata.... Beijos e abraços Marta

Amapola disse...

Bom dia, princesa. Muito obrigada pela visita e pelo lindo poema plantado lá. Eu gosto de ler você devagar... para não perder nada, para desfrutar da beleza, que existe até nas entrelinhas. Você é poema. Um grande abraço.

Paulo Braccini disse...

perfeito ... Drummond mais uma vez brilhante ... verdade é única e plena ... amei ... bjux ;-)

Pérola disse...

Eu sei de gente q inventa verdades rs. Bom dia minha linda. estou entrando rapidinho,estou no trabalho. beijokas.

O Garoto do Blog. disse...

muito lindo o seu cantinho gostei oi Sou O garoto do Blog estou fasendo uma pequena visitinha ao seu cantinho e eu vou te segui ta... você tem lindos poemas... Beijin  P.S. Sinceramente: O Garoto do Blog

O Garoto do Blog. disse...

Obrigado por estar comigo mesmo que seje só por uns isntante você é importante pra mim preciso de pessoas a minha volta pra poder viver de novo.... quando poder olha la minha história de estou contando quero quero que o mundo todo saiba dos meus sentimentos por uma mulher que eu amo muito...e que amarei eternamente e ela sera a unica na minha vida pois meu coração não tem espaço pra mais ninguem só pra ela e nossa filha....ta obrigado por visitar meu cantinho... P.S. Sinceramente: O Garoto do Blog

Vivian disse...

...a verdade é que a blogosfera, ou blogocoisa como você sempre diz, é feita para que possamos conhecer, sentir mesmo que superficialmente o lado de lá do teclado que nos 'fala'... ohhhh my God quantas verdades e quantas mentiras campeiam no caminho de todos nós??!! eu fico com as verdades, porque não gosto de viver em prisões. e bem sabemos que 'quem fala verdade não merece castigo'. não é assim que reza a cartilha popular? cuide-se, querida. bjbj

Nós do blog disse...

Parabéns pelo aniversário. Bjuss

O Garoto do Blog. disse...

Não se preocupe meu mundo não está indo nem pra frente e nem pra traz estárie sempre aqui a sua espera pois pessoa assim como você não é pra se sentir pena e sim alegria pois pessoas como você traz luz ao mundo de trevas e nos resgata para um lindo jardim florido e perfumado de onde não dar vontade de sair nunca mais ... Beijin... P.S. Sinceramente: O Garoto do Blog

JADY*ALVES disse...

Oi Rê, Boa Tarde! Verdade minha doce e querida amiga. Se existem as meias verdades, com certeza há uma outra parte da verdade que tentamos encobrir, dai fica o dito pelo não dito... Assim como ninguem consegue encobrir com um véu uma mentira, um dia este véu em sua transparência não pode ocultar pra sempre a inverdade e a face da mentira é descoberta totalmente. A maldade por sí só faz parte do caráter moldade desde a infância. Alguém é o responsável por nossa personalidade, nossos pais...? Ou a própria índole da personalidade do mentiroso... Creio eu, nem Freud explica minha amiga. O texto de hoje veio bem a calhar com certas inverdades que andam rondando as cabecinhas pequenas de certas pessoinhas... E quem for inteligente o bastante há de verificar de onde partiu a fonte e o que há de verdade por trás de tanta maldade num ser que se diz humano. Há advogados e, ADVOGADOS. Deus é o Maior deles. Fica com ELE!!! Beijinhos e carinhos meu anjo. Carinhos da Jady pra tí.

Graça disse...

Que boa escolha, esta sua, querida Renata... a verdade. Sabe? O mais interessante é que as consequências nunca chegam pela metade, mesmo! Minha queria, cuide bem de si... eu vou fazer o mesmo, acho que nos últimos tempos me esgotei em verdades, cujas consequências chegaram pelo todo... não sei se me fiz entender. Estou um pouco assim... Beijos muitos e sempre, sempre cheios de carinho.

Zé Carlos disse...

Assim como não há meia verdade, não há meio amigo. Eu sou seu amigo, amo vc portanto estou sempre do seu lado e quem não gostar que saia de perto!!!! Beijão do ZC

Blue disse...

Renata Maria! O importante é estar aqui, mesmo virtual e poder deixar um abraço amigo.  Com carinho, um beijo!

Cultura Malcriada disse...

Oi RÊ! Não entendi muito bem o sentido do poema, mas de qualquer forma, está muito bom! Bjão!

Luciana disse...

Oi Rê Agora é só se cuidar  Não existe meia verdade ou é verdade ou não como não existe meia pessoa Bjs Lu

Pérola disse...

Oi minha linda. Eu já vinha aqui é q estou numa correria respondendo a todos rs. Amiga, vc pode visitar o blogue q eu indiquei? http://fatimaguerra-melliss.blogspot.com/ Tenho certeza q vc vai gostar e vc Renata ñ pode faltar amiga. beijos te amo.

Thomas Albuquerque disse...

tem selo pra você no meu blog moça... beeijos

lita duarte disse...

Oi, Renata. De verdade, eu sempre quero e desejo o bem para todas as pessoas. O bem que eu desejo é universal: alegria, amor e paz. Os caminhos que cada um toma pode conduzi-lo p/ alguma verdade. É isso aí! :) Verdadeiramente gosto de ti.:) Beijos.

Delirius disse...

Sempre se superando menina ;)))) 'Brigada por teu mimo, querida! Lindissimo o poema que me deixaste. Teus poemas são belissimos e com muita sensualidade. Vim dizer-te boa noite, tranquila e descansada. Bjus querida linda. Di**********

Desnuda disse...

Amiga, O que me entristece é justamente esta frase: “Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia" É quem faz da conveniência, um juízo, uma verdade. Mais vale uma consciência tranqüila e para isso, não há que ter conveniência. Mas há quem não tenha nem consciência disso e julga. Rê, se Mariazita te puxasse uma orelha, eu puxaria a outra! Hahahaa Mas gostamos de você. Tem que se cuidar, viu? Descanse e fique bem, logo! Beijos, com carinho.

Sonia Pallone disse...

Te senti triste...Plante suas sementes que elas vão encher sua estrada de flores, perfumes e poesia...Bjs linda.

BANDEIRAS disse...

Amada Renatinha.... Não há meias verdades, assim como não há meio amigo. Ou se é amigo, ou não é. Eu sou tua amiga por inteira. Mas sobre o texto, ando meio que míope, preciso fazer correção de grau....rsrsrsrsrsrsr. Mas legal cada um olhar com seus próprios olhos. Assim, cada um dá seu "pitaco" de forma bem pessoal. * Pitaco = palavra puramente nordestina, que expressa parecer, opinião, etc....rsrsrsrsrsrsrs Bjs minha flor e fique boa logo, viu bichinha ??

Layara disse...

...Linda Re...que intertextualidade excelente! Amei o post la no horizonte, Vc sempre com mimos que aconchegam, faz um bem isso. E Voce fica, lógico, sempre fica no meu coração e tuas poesias tbm, ambas ficam, rsss...Uai faz niver nem comunica...UM sonoro e sincero Parabens carregado de tudo de bom que desejares. Bjkas!


29 comentários:

Pérola disse...

Feio!!!Jamais!!!E muito menos formal.
Os sentimentos estão longe de qualquer regra minha linda.
Devem se ditos se está é sua vontade.
Um beijo minha bela.

Isa disse...

O k sai do coração,espontâneo,verdadeiro,ñ pode
ser feio!
Podem as palavras sê-lo?
Beijo.
isa.

Pérola disse...

Olhos nos Olhos


Estranha sensação de olhar-se!
Fixar profundamente os olhos nos próprios olhos;
Deixar que o olhar entre, viaje,
Busque essa massa de que sou feita agora.

Um frio me dói... Um frio por dentro,
Esse susto de ver no meu olhar,
Tanto, tudo do que vivi!

Essas marcas que não se apagam,
A distância imensa dos caminhos,
Dos descaminhos percorridos,
Corridos, desviados.

Quanto de mim ficou pelos barrancos!

E nesse olhar que me gela os ossos,
Busco ainda, nesses ocos ecos,
Uma leveza, um toque,
Que me mostre que ainda vivo.
Que não sou apenas a sombra de mim:
A sombra que repete à luz do sol
Gestos robóticos,

Busco nesse olhar que me gela os ossos,
A luz, que possa repetir na noite,
A claridade dos sonhos,
Que a vida deixou pela estrada.


Um beijo

Marcos Andrade disse...

Renatinha, querida, voltarei aqui no dia do seu aniversário pra te dar um parabéns especial - ok?

Bj!

Daniel Costa disse...

Renata

Olhos nos olhos e um "bouquet" de bom humor e como se fora um belo poema de amor. Enquanto o poema que a Perola te oferece, valoriza também o teu belo espaço.
Beijos
Daniel

Estela disse...

Às vezes nem precisa dizer,o brilho do olhar pode dizer tudo.
Bjs.

Zé Carlos disse...

Renatinha linda e querida, jamais tenha receio em dizer "te amo!!!"

É o sonho de todos um dia ouvirem esta sinfonia que jamais nenhum mestre compositor compôs. Só u'a mulher é capaz de fazer iluminada música.

Bjs do seu amigo que se encanta quando vem aqui....

Everton Domingues disse...

Teu espaço é lindo, Renata. E 'olhos nos olhos' virtuais eu te digo agora: finqueia até minha bandeira olímpica entre seus amigos. Vou adorar q possa me visitar e juntar-se aos meus queridos amigos tb.
E nesse dia 20 de março, te desejo felicitações pelo teu esforço em passar tantas coisas bonitas em teus blogs. Acabei de saber que hj é dia dos blogueiros... isso mesmo, nosso dia doa tecladores convictos de idéias no ciberespaço...

Viva nóis!!!! Muitas inspirações pra todos q cultivam seus espaços virtuais com amor.


Bj e carinho do seu amigo olímpico.

Jortas disse...

Renata,
Di-lo simplesmente.

AFRICA EM POESIA disse...

RENATA
Li-te com atenção e deixo para ti...com um beijo.

AMIZADE

A amizade é uma coisa
Que chega e muitas vezes vai...

É difícil ficar...é dificil estar
Mas...olhamos e sabemos...

Sabemos que o amigo
És mesmo tu...

Que esperas por mim
E me levas contigo...

Não me deixas chorar
Pois choras por mim...

Estás sempre alerta
A qualquer hora me acodes...

E em todo o momento
Mesmo que não estejas...

Eu sei que estás...


Lili Laranjo

poetaeusou . . . disse...

*
feio ou bonito,
falar verdade é
falar de olhos nos olhos,
,
conchinhas, deixo,
,
*

VASCODAGAMA disse...

PASSEI ADOREI
VOU VOLTAR

BEIJO

A.S. disse...

Renata...

Há coisas que precisam ser ditas olhando nos olhos!!!


BeijOOO
AL

prosasdeoutono disse...

Amiga Renata,

Olhos nos olhos é a única forma de transmitir sentimentos, de mostrar o quanto estamos a ser sinceros...

Beijos, muitos, e bom Domingo
Alex

José disse...

Querida Rê,

Queria apenas falar contigo
mas não te vejo por aqui
dizer,te que sou teu amigo
e que gosto muito de ti

um bom Domingo
um beijinho,
José.

Moni disse...

Lindo acho que é o sonho de todos os apaixonados.

Adorei

bjos menina

António disse...

Olhos nos olhos! Sem medos e sem receios.

Só desta forma vale a pena...
só dessa forma se sente o desejo:

Beijos

António

wcastanheira disse...

Alguém já escreveu encantado, agora é minha vez de dizer, apaixonado em visitar este espaço, a beleza aos olhos encanta, teu perfume ao coração enebria, tua página parece, q amor cria e q de tristeza nos, esvazia, resumindo, vc é um colírio aos olhos do tio Castanha, pra vc minha linda bjos, bjos e bjosssss

Luciana disse...

Oi Rê
Olhos nos olhos que bonito só consegui comentar agora ele não aparecia atualizado na minha página, tudo bem contigo?
Mil beijos
Lu

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieeee!
viva o dia do blogueiro!
viva nós, hehehe

fique a vontade para pegar os selinhos que gostar!

=D

☆ . ☆


тєηhα µмα fєliz þάscσα...
Qµє σ cσєlhiηhσ тє тrαgα мµiтσ мαis
qµє siмþlєs σvσs đє chσcσlαтє...
Qµє єlє тє тrαgα мµiтα sαúđє, αмσr,
fєliciđαđє, cσмþrєєηsãσ, cαriηhσ...
Qµє vσcê sєjα αвєηçσαđσ
þσr αqµєlє qµє ησs đєµ Sµα viđα...
É σ qµє тє đєsєjσ siηcєrαмєηтє
þσrqµє αмigσs cσмσ vσcê α gєηтє ηãσ þσđє єsqµєcєr...


Fєliciđαđєs!!!


Fєliz þάscσα!!!

(autor desconhecido)

☆:·.★ViViAn★·.☆ Sbrussi εϊз.εϊз.εϊз /(",)\


☆ . ☆

rosa-branca disse...

Olá querida Renata, não há dúvida que a alma é o instrumento da poesia. Obrigada pelo lindo poema. É maravilhoso. Querida, nasceu na Primavera? tinha que ser!... Com essa alma de flor, com essa vivacidade, esse encanto que nos encanta é a Primavera da poesia. Beijos minha querida

rosa-branca disse...

Querida, voltei para dizer que feio é calar a verdade e sofrer calada. Beijos meu doce

Sonhadora disse...

Minha querida Renata
Uma bela e ternurenta declaração de amor.
Lindo

Beijinhos
Sonhadora

margusta disse...

Querida Renata,
...hoje é daqueles dias em que não consigo ler o seu post :(

Eu estou um pouco melhor. Vou fazer TAC próxima semana.


Quero aqui um bolo, nesse dia tão especial que se aproxima BELA Renata :)

Hoje vou lhe deixar um soneto meu , que faz parte do meu livro (E)Terno (A)Mar , mas que já foi tb publicado na II Antologia das noites de Poesia em Vermoim.




Emoções

Pétalas frescas na manhã,
ou folhas já apodrecidas,
assim brotam no peito,
todas as sensações tecidas.

Serenas ou irrequietas,
na absorção dos sentidos,
com matizes repletas,
de tons quentes ou feridos.

Umas são feitas de amor,
outras são cheias de pranto,
e aceleram os corações.

Variantes do humor,
exprimem o preto, ou branco,
inconstantes, as emoções!...

Maria Augusta Loureiro
(Margusta)

Blue disse...

Fale.......... estou te olhando BEM nos OLHOS!

Obrigado pelos sempre belos comentários!

Beijos

JS TREINAMENTOS VAREJO disse...

Como estás?
Estou fazendo aquela visitinha...
Bjs!

Amapola disse...

Boa noite, princesa.
Você é bonita por dentro também.
Declare-se. Vai ver que ele está ansioso pra ouvir.Felicidades.

Um grande abraço.

Delirius disse...

Olhos nos olhos, você quer mesmo saber?!

Aqui só há lugar para BELEZA!!! Nos mais infimos pormenores.

Sendo que a maior beleza está mesmo no seu coração!

Tenha noite feliz RÊ e descansada, que seu dia grande está por aí chegando a grande velocidade e todo cheio de ansiedade para mimá-la. :))

Beijos d'eu
a Di*******

Jacque disse...

Bom Domingo Amiga.

Beijo