terça-feira, 20 de abril de 2010

SOSSEGA CORAÇÃO




SOSSEGA CORAÇÃO, 

  Fernando Pessoa

  
Sossega, coração! Não desesperes!
  
Talvez um dia, para além dos dias,
  
Encontres o que queres porque o queres.
  
Então, livre de falsas nostalgias,
 
 Atingirás a perfeição de seres. 
 
Mas, pobre sonho o que só quer não tê-lo!
  
Pobre esperança a de existir somente!
  
Como quem passa a mão pelo cabelo
  
E em si mesmo se sente diferente,
  
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!
  
Sossega, coração, contudo! Dorme! 
 
O sossego não quer razão nem causa.
  
Quer só a noite plácida e enorme. 
 
A grande, universal, solene pausa!
  
Antes que tudo em tudo se transforme.

43 comentários:

Ju Fuzetto disse...

linda, bom final de semana adoro-te!!!!

beijossssssssssssssssssssssssss

Felina Mulher disse...

Antes de dormir vim te desejar um bom feriado, que teu dia seja de sol de alegrias renatinha.

Um beijo dessa amiga que te adora.

Vivian disse...

...madrugada com Fernando Pessoa,
não é uma madrugada qualquer.

bom dia, amor de amiga!

beijosssssss

Abdoul Hakime Goul Djounoubi عبد الحكيم گل جنوبی disse...

Bonsoir, mon douce amie. Comment allez-vous? J'aime tellement monsieur Pessoa.
E digo o mesmo que a Vivian, que madrugadas com Fernando Pessoa são realmente especiais. Eu mesmo, já passe várias delas.

Adorei o poema do menino do piano, a a poesia em espanhol até salvei na minha playlist do Youtube dedicada a poesias. Estás ausente agora, eu sei. Espero que resolvas todos os teus problemas, e que sejas feliz e tranquila. Se eu pudesse te ajudar!

Daniel Costa disse...

Renata

"Socega Coração" de Fernado Pessoa, é interessante, como toda a sua poesia, visto que se pode adapatar a muitas situações na vida. De facto, a maior parte das vezes com esse desiderato, o que parecia problema, acaba por atenuar-se, em variadas situações, deixa mesmo de ser problema.
Beijos
Daniel

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Querida

Se num espaço encontro o belo,
em outro, o belo nos prende o
olhar.


Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão
Dispus do ideal e da paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva no colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

de: Antero de Quental

Que tenha um lindo dia.

Beijinhos

Alvaro

José disse...

Sossega meu coração
não batas tão forte assim
baixa essa aceleração
se não o que vai ser de mim

Beijinho,
José.

Pérola disse...

Por hoje só ñ amada mas por todos os dias rs.
Beijos minha querida e um lindo diaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Everson Russo disse...

Por mais que a gente queira,,,que a gente implore,,,o coração é um eterno inquieto,,,ele não sossegará jamais,,,,sempre vai amar,,,e esperar ser amado....beijos querida e um lindo feriado pra ti.

Felina Mulher disse...

Prometo Loirinha, todos ou dias tentar ser feliz um pouquinho.

Quando acabar de ler o livro, me empresta.


Meua beijos pra ti.

tossan disse...

Mais um show de postagem e desta vez com Fernando Pessoa! Beijo

فشكووول disse...

Seu Mundo Big
Regida Pelo Coração
Mente e deixar de lado
Classifique Após a Lamentação do Amor
Como E SUAS feridas
E SEUS Prazeres Esperar
Quando o self se dissolve
Torne-se uma parte de Toda Uma

I am sorry for bad translation

Isa disse...

Afinal ñ foi fora?
Ñ vim aqui pq.nos disse q. ñ estaria.
Beijo.
isa.

Sonhadora disse...

Minha querida
deixo o meu carinho ao teu belo coração.

Beijinhos

Lady disse...

Bom dia querida!
Vim deixar meu carinho e desejar que tenh um dia maravilhoso, recheado de amor e paz.
Beijo no coração!:)

romantic disse...

bom dia !!!
como vc esta?
vim agradecer a visita tentei comenta a primeira postagem mas no carrego depois volto...bom feriado!

cristal de uma mulher disse...

Bom dia minha linda,eu tenho saudades também.É que o dia a dia é tão cheio que muitas vezes nos perdemos em seus labirintos.
lindo poema cheio de essência..
Meu beijo de cristal.

Sandra Botelho disse...

Oi querida...
passei para te deixar um doce beijo e como sempre elogiar seu bom gosto em suas postagens...
Bjos achocolatados

Sonia Pallone disse...

Sempre te visito com muito carinho, para deixar que meu pensamento voe e meu coração se encante. Beijos e obrigada pelo carinho no Solidão de Alma.

Olhos de mel disse...

Minha querida amiga; maravilhosamente bela! Como precisamos dessas palavras, heim? Sossega coração, está sempre atual. Amei!
Beijos

margusta disse...

Querida Renata,

....e para sossego do meu coração, que anda cansado...vou afastar-me por uns tempinhos.
Mas você vai junto comigo! :)
Obrigada por tudo doce e bela Renata.
Fica com um abraço meu,
Margusta

Deixo-lhe um poema meu ,( de que gosto muito, e que diz tudo o que sinto neste momento) que foi premiado com uma menção honrosa e que foi publicado no livro "Poemas sem Fronteiras"





Sem (a)manhã

A manhã já foi parto de luz,
entrando pelos meus olhos,
onde o voo das mariposas acontecia.
Já foi jardins coloridos, orvalho de mel,
risos, promessas de amor...fantasia!

Mas agora, a manhã é desencanto...
Tem dedos longos e frios,
e as palmas das mãos vazias de nós,
contorcendo-se numa nudez inconformada!...
Tece com dor os fios da claridade,
que , teimam em tocar o meu corpo gélido...
Sereia de coral branco definhando nas rochas,
entre restos de algas, e conchas azul-água.

Que as marés da saudade me levem,
para longe...bem longe!
Para essa distância da paixão separada,
onde deslizam as últimas lágrimas ,
mergulhando no abismo suicida,
de um poema inacabado...
Celebre-se o esquecimento,
que tudo termine ali!
Porque sem ti,
não existe mais (a) manhã...

Maria Augusta Loureiro
Margusta

lita duarte disse...

Oi, Renata.

Belo post.

Lindo!

Beijos.

*lua* disse...

Oi menina linda!!!

Como então desacelerar um coração que sempre quer mais e mais? só descansa na sua exaustão ...

Renata suas imagens de mulheres são muito graciosas, enchem no olhar com o que tem de mais belo e feminino!!!

Bom final de feriado, paz para ti

Jortas disse...

Passei por cá para deixar-te um beijo somente.

Zé Carlos disse...

Um beijão loirinha minha querida !!!!

"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

Mário Quintana"

Uma linda quinta-feira para ti.....

Bjs do ZC

José disse...

Pasei só para deixar um beijo de boa noite.
José.

Amapola disse...

Boa noite, princesa.

Passei para lhe dizer: Boa noite, durma com Deus.

Um grande abraço, amadaaa.

Pérola disse...

Minha querida, quem disse a vc q estou chorando?
Meus sorrisos são bem maiores amada,as lágrimas só purifica.
Beijokas.

wcastanheira disse...

Uma bela escolha, uma opção por um poeta por demias, show mesmo, belezura vc esteve iluminada, pra vc bjos, bjos e bjosssssss

Amapola disse...

Bom dia, princesa.
Muitíssimo obrigada pelo carinho dos belos poemas, e pelas palavras de afeto.
Desejo que você tenha sempre, muita paz, saúde, alegria e esperança.

Um grande abraço, amadaaa.

João Videira Santos disse...

...E quando Pessoa imortaliza o sentimento nas palavras...fica tudo dito!

Everson Russo disse...

Um beijo carinhoso de bom dia pra ti menina linda...tenha sempre paz e carinho em seu coração.

Amanda Goulart: Jornalismo em tempo real disse...

Linda!
Saudade de vc tanta....
Beijos eternos de quem te ama.

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!

Iana disse...

Vim trazer-te flores frescas e perfumadas para esse dia lindo que faz lá fora... que o sol brilhe cada vez mais forte em tua vida fazendo-te brilhar mais...

beijinhos da rosa amiga
Iana!!!

Alvaro Oliveira disse...

Olá RENATA QUERIDA

Minha amiga, porque ser feliz só por hoje e não em todos os hojes?!
Isso poderá estar na nossa mão. Cada um de nós pode e deve fazer muito, para que todos os hojes sejam felizes!
Li no comentário que me deixou,
a linda palavra Solidariedade.
A Renatinha precisa eu preciso e todos precisam.
Então? Porque não sermos solidários
em todos os nossos dias?
Uma palavra amiga, um carinho pode
ajudar tanto a vencermos as dificuldades em cada dia.
Vai para si o meu desejo de que
esteja totalmente bem. Força de vontade para superar as dificuldades que se vão deparando.

Beijinhos com carinho

Alvaro

Espaço Aberto disse...

É com imenso prazer que chegamos até a sua casa e convidamos você a fazer parte do Espaço Aberto – Um blog para todos! Lá você em breve encontrará proposta para postagens coletivas (Tem uma ótima que já está pronta para ir ao ar!), sorteio de brindes, entrevistas, publicações dos mais diversos assuntos, enfim você não pode ficar de fora. Venha participar!

Mariazita disse...

Rê, minha querida
Comentar Pessoa seria pretensão a mais de minha parte. Por isso limitar-me-ei a felicitar te pela escolha.
Acima de tudo eu quero agradecer a sua visita, que me fez pensar como fui egoísta estar a queixar-me de dores exactamente a você!
Foi mau, desculpe, perdão, perdão, perdão!

Fique com Deus e na Paz dos Anjos.

Beijinhos

Nilson Barcelli disse...

Fernando pessoa é o meu poeta preferido.
E o poema que a Renata escolhei é excelente.
Querida amiga, um beijo.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDA RENATA, BELA ESCOLHA A TUA AMIGA... ADOREI ... !
VOTOS DE UM BOM FIM DE SEMANA... ABRAÇO-TE COM MUITO CARINHO E AMIZADE,
FERNANDINHA

Jacarée disse...

K. Renata

Lindo poema,
Grandiosso poeta é imortal.

"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de ir colhê-la à beira de um precipício.”
Sthendal

Bjs

Pérola disse...

Eu vi q vc foi a primeira a comentar rs.
Muiiiiiiiito obrigado pelo carinho.
Um beijo grande.

cristinasiqueira disse...

Oi Renata,

Vim apreciar o teu bom gosto artístico e literário.
Rosas cor de rosa para vc e muito carinho.
Apareça para iluminar o meu canto.

E encante,sempre

Fátima disse...

Fernando Pessoa, só posso dizer que sou loucamente apaixonada, e se ele disse está dito !

Beijinho.